Criatividade é uma habilidade e não um dom. Uma disciplina que muito trabalha essa habilidade mas que é pouquíssimo falada é o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional é, entre outras definições, a elaboração de um algoritmo solutivo com base em um problema ou desafio proposto. É você fragmentar o problemas, achar padrões, abstrair e algoritmar. Leciono Pensamento Computacional no EFAF à 3 anos e vejo que pouco se fala nesta disciplina. É uma disciplina que trabalha Habilidades do Sec XXI, pensamento crítico, capacidade de aprender a aprender (metacognição), capacidade de analisar e, principalmente, CRIAR.
O Pensamento Computacional está entrelaçado com o Aprendizagem Criativa. Isso traz para o educador uma nova visão de como ele se vê como produto dentro e fora de sala de aula. A Aprendizagem Criativa faz com que o educador consiga impactar de forma criativa e inovadora o maior número de pessoas possível. Foi a partir daí, que começei a empreitar pelas redes sociais, algo que já era uma velha vontade minha.
Pedro Lobo
Apple Distinguished Educator, Class Of 2019. Professor de Pensamento Computacional, Língua Moderna Inglês e Empreendedorismo Criativo no Ensino Médio. Sete anos ensinando Inglês e dois anos ensinando Pensamento Computacional. Acredito que dois ingredientes indispensáveis do professor do futuro são paixão e inovação.
Fora da escola, faço conteúdos para Instagram E YouTube voltados a dicas de apps, plataformas e assuntos relevantes para educação.
Instagram @pedrohlobo
YouTube Toca do Lobo
Adoro experiências, música, desenhar, editar vídeos e motion graphics (já produzi inúmeros vídeos para bandas brasileiras), gatinhos, games e minha esposa 😉
Share
Comentários