As tradicionais aulas de literatura com fichas literárias impressas, resumos dos livros lidos no caderno e atividades com exercício de escrita sobre os gêneros textuais não atraem mais a atenção dos alunos do século XXI. Hoje, lê-se muito menos do que antes, presenciamos uma era em que as livrarias estão em declínio e o interesse dos jovens pelos livros diminuindo cada vez mais.
Isso se deve ao fato de que os alunos dos dias atuais são atraídos pela dinamicidade, pelo movimento e pela interação. É exatamente por esse motivo que a escola tem se reinventado a cada dia, para proporcionar aulas desconstruídas, conectadas e, principalmente, metodologias em que os alunos ocupam o papel de protagonistas do conhecimento. O grande desinteresse dos alunos pela leitura aumenta quando as aulas de literatura, por muitas vezes, não abordam sua principal função: que é incentivar a prática da leitura. Mas, como os professores dessa disciplina poderiam renovar sua prática?

Angélica Pereira
Coordenadora de Tecnologia no Colégio ABC/Anglo – Patrocínio, MG.
Professora de Literatura do Ensino Fundamental II no Colégio ABC/Anglo- Patrocínio, MG.
Apple Teacher & Apple Distinguished Educator (ADE).
Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Especialista em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (FIOCRUZ).
Graduada em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

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