Na minha experiência de formadora, de professores da rede pública do norte e nordeste, o ensino de teatro nas séries iniciais do ensino fundamental é discutido e apontado como recurso para ensinar determinados conteúdos. nas discussões com os professores, emergiam algumas dificuldades: a maioria não realizava teatro, e a justificativa mantinha-se em torno dos problemas comportamentais dos alunos pela impossibilidade de contê-los ou de voltar a atenção para tal tipo de aprendizagem, uma vez que, essa linguagem causava uma certa desorganização na sala.

Assim elegemos como objetivos:
– Conhecer a origem e a história do teatro de animação; – Identificar alguns dos elementos teatrais: texto, ator, espaço cênico, figurino, cenário, iluminação e sonoplastia.
– Conhecer e apreciar diversos tipos de teatro de animação: teatro de objetos, máscaras, bonecos de luvas, marionetes (fios) e sombras produzidos em diferentes culturas; – Localizar no mapa mundi, google earth – Natal – RN e as regiões do Brasil, e os locais de origem do teatro de animação: China, Índia, Indonésia, Itália, Inglaterra e França; – Comparar grandezas e medidas para a confecção de cenários e bonecos; Leitura e escrita de textos; – Estimular a criatividade, e a solução de problemas durante o processo de construção da cena e da materialidade dos bonecos/silhuetas; – Possibilitar trocas de experiências, por meio do respeito aos acordos e convenções cênicas; – Viabilizar além de conhecimentos artísticos, a aquisição de valores éticos, morais e estéticos; Possibilitar atitude reflexiva e critica acerca da prática; – Vivenciar os papéis que desejarem.

Nayde
Professora Dra. aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, ensino fundamental (do 1 ao 5 ano) e Teatro de animação, atualmente trabalhando como professora voluntária em projetos sociais.

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